EVENTOS

II Conferência Internacional Guararapes

I Conferência Internacional Guararapes

21 de setembro de 2023

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL GUARARAPES

TEMA CENTRAL: A Ordem Mundial e suas perspectivas para o Nordeste
RECIFE – 21 DE SETEMBRO DE 2023
FORTE DAS CINCO PONTAS
IPERID – Comando Militar do Nordeste (CMNE)

Energia & Transição Energética – Hidroelétrica, eólica, solar, hidrogênio verde
Comunicação 5G – integração e ameaças cibernéticas
A Nova Rota da Seda e o Nordeste brasileiro
Turismo, Desenvolvimento Sustentável e Economia de Baixo Carbono
Educação & Tecnologia na era da Inteligência Artificial

É um marco termos, no âmbito do IPERID com sua proatividade, sua capilaridade e seu acervo de interlocução com seus quatro pilares fundacionais, a I Conferência Internacional dos Guararapes. Tal momento maiúsculo representa o esforço convergente e organizativo da Comissão Preparatória na pessoa do fundador e presidente de Honra, colega do corpo consular, Rainier Michael, e do igualmente fundador, Gilberto Freyre Neto, bem como de vários militares de expressão do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A I Conferência Internacional dos Guararapes sintetiza diálogo plural e democrático amplo com vários setores da economia, da sociedade civil, da esfera político-diplomática rumo às oportunidades e desafios da geoeconomia energética brasileira e mundial, assim como as potencialidades da inovação do mundo 4.0 diante do cenário internacional em ebulição a partir dos BRICS. Desta forma, destaco e parabenizo mais essa rica contribuição do IPERID ao ambiente de reflexões domésticas e internacionais, cumprindo, proativamente, sua missão institucional.

Prof. Dr. Thales Castro, Fundador e Presidente do IPERID; Cônsul Honorário de Malta em Recife.

A I Conferencia de Guararapes foi pensada, tendo como eixo central, gerar e irradiar conhecimento tendo como ponto de partida uma visão Nordestecêntrica Glocal. A Batalha dos Guararapes, principal ação bélicas ocorrida no Nordeste brasileiro, contra a presença dos holandeses na região. Deflagradas em abril de 1648 e fevereiro de 1649, as batalhas enfraqueceram as posições holandeses na colônia portuguesa, o que culminou com a saída dos flamengos em 1654. “A Batalha do Guararapes trouxe um novo elemento para a história brasileira: no aspecto social, a atuação conjunta entre europeus, africanos e indígenas contra um inimigo externo.” Local da batalha, o Monte dos Guararapes localizado em Jaboatão dos Guararapes, fundada em 1593, é considerada o “berço da pátria” por ter sido o cenário de conflitos históricos, que garantiram a expulsão dos holandeses que dominavam a região, na época. É nossa missão continuar e pensar de forma conjunta unindo a todos Brasileiros assim como foi feito na Batalha de Guararapes para fortalecimento do Nordeste tendo as Relações Internacionais e Diplomacia como nosso norte.

Rainier Michael – Fundador, Presidente de Honra do IPERID e Cônsul Honorário da Eslovênia em Recife

Palestrantes

Notícias

Prefeitura do Recife institui semana da Paradiplomacia

Zeleni vodik: Brazilija lahko postane največja svetovna proizvajalka goriva prihodnosti

Chesf Eletrobras avança na direção do hidrogênio verde

Desenvolvimento Econômico de Paulista participa da 1ª Conferência Internacional dos Guararapes

Debate sobre tendências globais marca I Conferência Internacional dos Guararapes

Instituto Iperid promove conferência tendo o Nordeste como centro global

O IPERID possui sua coluna regular na tradicional revista AlgoMais – a Revista de Pernambuco. Clique na imagem abaixo e o direcionamento será direto e automático para o IGT 2022 (IPERID GLOBAL TRENDS 2022), incluindo o link para inscrição gratuita do evento. Participe!

Lançado em abril de 2017, no âmbito da Faculdade Damas, o IPERID foi, oficialmente, instalado em 09 de novembro de 2017 em grande solenidade no Hotel Transamérica, Recife, com evento apoiado pela PWC (Price Waterhouse & Coopers) e que contou com a palestra de Marcos Troyjo sobre o documento de visão estratégica da PWC, “The Long View”. O evento também contou com a presença de cônsules, empresários, FIEPE além da prestigiosa presença do Vice Governador do Estado, Sr. Raul Henry. Seguem fotos abaixo do evento: